quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Carta Aberta

Carta Aberta ao Sr. José Manuel Duarte publicada no jornal "Cidade de Tomar" de hoje.
Ex.mo Sr. José Manuel Duarte,

Li com atenção a resposta que, em boa hora, fez questão em me dirigir. Acredite que fiquei esclarecido, embora não convencido, dos porquês da sua mudança do CDS para o MPT e deste para o PSD pelo que nem sequer me vou pronunciar a esse respeito.
Acredite que fiquei também esclarecido acerca da sua amizade pelo Sr. Carlos Salgado e que quando criticou PUBLICAMENTE o Sr. Carlos Salgado por acreditar que este tinha sido empurrado para um “delírio político” (as palavras são suas) lhe estava a dar provas de amizade.
Acredite que quando o Sr. Duarte escreve que ”na vida tudo está em permanente mudança e nós temos de estar sempre atentos a esses sinais” não se terá apercebido dos sinais de descontentamento que hoje encontramos na população de Ferreira do Zêzere o que até compreendo pois não reside nem tem o seu local de trabalho neste Concelho.
É por isso e saudando desde já a forma salutar, educada e construtiva com que se me dirigiu que o passo a esclarecer dos motivos que me levam a ser candidato do PS e a apoiar o Sr. Carlos Salgado.
Tenho como sabe, 20 anos, sou trabalhador estudante, sou natural e residente no Concelho de Ferreira do Zêzere.
Sei que existe a possibilidade do PSD voltar a ganhar as eleições em Ferreira, não sou demagogo e digo isto sem embargo de acreditar que a mudança é possível.
É também por isso que, com o PSD na Câmara de Ferreira do Zêzere, estou certo que nos próximos 4 anos:
1 – Ferreira vai continuar a atrasar-se em relação aos Concelhos vizinhos que curiosamente são todos dirigidos por Câmaras PSD,
2 – Os Ferreirenses vão continuar a ver dois projectos de Parque Industrial a crescer a passo de caracol,
3 – Os Ferreirenses vão continuar a assistir ao fim das já pouquíssimas iniciativas sócio-culturais concelhias pois nos últimos anos a Feira de São Miguel e o Carnaval desaparecem sem razão aparente e as marchas estão num estado lastimoso,
4 – Os Ferreirenses vão continuar a assistir á degradação do património edificado no Concelho e ao deserto de ideias no que toca á promoção cultural e turística de Ferreira do Zêzere,
5 – Os Ferreirenses vão continuar a ver algumas pessoas com valor no nosso Concelho serem marginalizadas e alheadas da participação no desenvolvimento local por serem discordantes logo rotuladas de incómodas!
6 - Os Ferreirenses não vão ter um sector privado dinâmico capaz de potenciar empregos e colocar jovens recém licenciados na sua terra natal,
7 – Os Ferreirenses vão continuar a viver num Concelho onde o ambiente não é prioridade apesar dos muitos problemas que aqui encontramos
8 – Os Ferreirenses vão continuar a ter de sair de Ferreira se quiserem visitar um Museu (felizmente existem vários em Tomar e Vila de Rei),
9 – Os Ferreirenses vão continuar a ver os primeiros candidatos da lista do PSD á Câmara nos principais cargos dos órgãos sociais das Associações Concelhias,
10 – Os Ferreirenses vão continuar a ver cada vez mais jovens de Ferreira a ir estudar, trabalhar e viver para Tomar porque Ferreira não lhes dá resposta.

Eu até compreendo que para quem é jornalista, residente num qualquer bairro Lisboeta e vem a Ferreira do Zêzere de tempos a tempos estas questões não incomodem muito, mas para mim, que trabalho desde que a lei o permite, que vivo do meu sustento e ainda tenho tempo para ingressar num curso superior com média de 16 valores acredite que dói, dói muito.
“Na vida tudo está em permanente mudança” (as palavras são suas) e Ferreira do Zêzere há-de um dia ter a sua mudança, uma mudança para melhor, uma mudança em que todos os Ferreirenses sejam respeitados independentemente das suas convicções políticas, uma mudança em que Ferreira do Zêzere tenha dirigentes que não vêem na política uma oportunidade de negócio mas antes se preocupam com o bem estar das suas gentes.
É por isso que vou votar no PS, é por isso que vou votar no Carlos Salgado, é por isso que acredito na mudança e tenho fé numa vitória. Viva o PS, Viva Ferreira do Zêzere.

Um abraço,

Bruno Gomes (Coordenador da JS - Ferreira do Zêzere)

Sem comentários: