quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Emprego descurado pela Câmara Municipal.

Pois é, cada vez que acedo ao portal da Câmara Municipal e passo na secção do emprego, nunca vejo nenhuma oferta, ao invés, vejo sempre muita procura. É assim a triste realidade neste concelho. Políticas de fundo e vocacionadas para a oferta de emprego, nada.
Já o plano para 2006 (que eu votei contra e me mostrei crítico) apresentado na Última Assembleia o comprovou. Como disse alguém que normalmente ferve em pouca água, "os privados é que têm obrigação de trazer emprego". Ao menos que colocassem os concursos/editais para a oferta de emprego da Câmara Municipal no respectivo site.

Contagem de votos deu empate.

Nunca tinha acontecido, a contagem dos votos resultou num empate entre as duas listas candidatas à Associação de Estudantes da Escola EB 2,3/S de Ferreira do Zêzere. Assim as duas listas (no total de 3) com maior votação (S e X) irão novamente a escrutínio. De lembrar que por um erro estratégico a lista S não ganhou, visto pensarem ser possível fazer uma coligação a seguir ao acto eleitoral.
Novo escrutínio na próxima Segunda-feira.

terça-feira, 29 de novembro de 2005

Notícia de última hora, ou não.

Parece que a Câmara Municipal está seriamente a pensar vender o Volvo, para que em troca, possa colmatar os diversos empréstimos, ou não. Sempre são 10/12/14 mil contos que a autarquia liquida, ou não. Será verdade?! Ou será que vão comprar um mais potente?! Aceitam-se opiniões.

segunda-feira, 28 de novembro de 2005

JS de FZZ leva 4 militantes ao Parlamento Europeu.

A Juventude Socialista da Concelhia de Ferreira do Zêzere vai levar, no próximo fim de semana, 4 militantes ao Parlamento Europeu. Uma viagem/visita que considero de alguma importância e que vai servir também para uma melhor formação dos nossos militantes.

domingo, 27 de novembro de 2005

Citação.

"O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter."
Sócrates, Filósofo.

sábado, 26 de novembro de 2005

Faço anos.


Pois é, mais 1 ano, já são 21, passam num instante! Logo à noite, borga com o pessoal amigo!

sexta-feira, 25 de novembro de 2005

Primeira Assembleia.

Confesso que esperava com alguma ansiedade pela 1ª Assembleia Municipal. Estaria ou não à altura do lugar para que o povo me elegeu?
Encarei o facto como um teste, que penso que passei com algum mérito. Ser membro de uma Assembleia Municipal, e estando na oposição, tem-se tudo para fazer um grande trabalho. Não se sofre condicionantes, só por aí, já é muito bom.
Ponderei a maneira de expressar as minhas intervenções, e a partir de hoje, colocarei no "Algures por Ferreira", o que achar mais relevante.
Além de outras intervenções, apresentei uma proposta para um voto de louvor à atleta Dina Malheiro e ao seu treinador Luís Graça, a qual foi aprovada por unanimidade.
A partir desta data, as Assembleias Municipais realizar-se-ão aos Sábados, pela tarde. Espero que consigamos ter mais público a assistir.

quinta-feira, 24 de novembro de 2005

5000 Visitantes.

Segue a velocidade de cruzeiro, o "Algures por Ferreira".
Chega hoje às 5ooo visitas, um número que, após quatro meses e meio, é para mim, relevante.
Penso que este blogue tem sido útil na discussão/apresentação de idéias, comentários e/ou pontos de vista.
Espero que o possa ser durante muito tempo, é sinal que cá estamos e que nos podemos expressar livremente, de forma digna e adulta.
Agradeço a vossa passagem por cá!

quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Para reflectir.

Para quem vive reclamando :
que precisa...
que lhe falta ...
que tem pouco...
Vivemos angustiados e vazios porque não temos o supérfluo... e há quem consiga na penúria, ter o engenho e arte de superar as dificuldades.
Esta foto, dá-nos uma boa lição de humildade.

terça-feira, 22 de novembro de 2005

Triste Supra-Endividado País.

Triste país meu, este. A cada dia que urge passar, assistimos a falências atrás de falências, a desemprego, a clube que por terem orçamentos megalómanos, não pagam ordenados; a câmaras endividadas, a aumentos exponenciais de preços, a mães (que para mim são somente progenitoras) a assassinarem brutalmente os filhos.

Os Portugueses continuam a endividar-se, continuam a querer viver à grande e à Francesa (agora atravessam um grave problema social), e depois andam á “rasca”, devendo dinheiro a torto e a direito, vivendo acima das suas reais possibilidades.
Queremos mostrar que temos uma grande vida, que temos uma grande casa, que temos um grande carro, que vivemos de forma desafogada.
Para quê!? De que vale vivermos acima das nossas possibilidades!? De que vale 70/80 % dos rendimentos ficarem logo retidos no banco!?
Não valeria mais dormirmos descansados!? Não valeria mais chegarmos ao fim do mês sem sufoco e com alguma parte do rendimento!?

Eu já me imagino, daqui a duas ou três décadas a dizer, “(Ainda) sou do tempo em que nos endividava-mos de forma extrema, em que uma castanha assada custava mais de 12 cêntimos, em que um litro de gasolina custava 1,30 Euros, em que um bailey’s custava 4 Euros numa simples discoteca”. Estaremos melhor?! Espero bem que sim.

Eu cá, vou vivendo como posso, trabalhando e estudando de dia e de noite, com um reles carro com duas centenas de milhar de quilómetros, esperançado que faço outros quantos. Prefiro dormir descansado.
Publicado no Despertar do Zêzere desta Quinzena.

segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Debate.


Informo que dia 24 de Novembro, irá realizar-se na Escola EB, 2,3/S de Ferreira do Zêzere um debate em torno das propostas apresentadas pelas duas listas concorrentes à Associação de Estudantes. Serei eu o moderador e espero que se faça um grande debate. A Juventude Socialista apoia a lista J, vencedora do ano transacto e com uma mulher como Presidente.

Assembleia Municipal.

Caros visitantes, lembro que a próxima Assembleia Municipal se realizará dia 25 de Novembro, Sexta-feira, pelas 17h30 na Biblioteca Municipal. Dir-vos-ia a ordem de trabalhos, mas, e provavelmente para que nós, deputados da oposição, não nos consigamos preparar, ela só é dada dois ou três dias antes. Assim está a democracia em Ferreira do Zêzere.

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Director de Campanha em FZZ.

Pois é, vou ser o Director de Campanha do digníssimo Mário Soares, candidato ao mais alto cargo deste País, para o concelho de Ferreira do Zêzere. Tentarei desempenhar as minhas funções da melhor forma possível. Aqui deixo o endereço da sua página oficial:
www.mariosoares.net

quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Ser ou não ser, terá que acontecer.

Foto de "Orlando Patrício"
Cumprirá o actual Presidente da Câmara o mandato? Sairá só no final? Quem será o seu delfim? Terá qualidades idênticas? Quem será o opositor? Aceitam-se sugestões, comentários, pontos de vista ou opiniões.

Sejamos pioneiros em alguma coisa.

Pluma, uma nova geração de garrafas Galp Gás 100% portuguesa, com metade do peso. Mais segura, mais leve e mais sofisticada.
Fomos pioneiros na Via Verde, e agora somos nas garrafas do gás. Gostei. Eu bem sei o quanto custa subir a minha rua com uma garrafa de gás às costas.

segunda-feira, 14 de novembro de 2005

Próxima Divisão Administrativa.

"antevejo receoso a legislação que aí vem e que pretende revolucionar a divisão administrativa do país. Alterações que começando pelas freguesias irá também mexer com os concelhos (número e divisão). Será que Ferreira do Zêzere irá sobreviver?... ou arrisca-se a passar a duas ou três freguesias de um futuro concelho, quiça de Tomar?"
Fernando Santos Marques
Caro Fernando Marques, esse assunto é quase uma incógnita, neste momento, mas é um assunto que tenho reflectido um pouco também. Acredito que o nosso Concelho será sempre Concelho, era mau de mais que o deixasse de ser, na minha opinião.
Mas vai ser um osso duro de roer. As pessoas aceitarão? Trará benefícios para o desenvolvimento da nossa região? Porque não se aposta antes na regionalização? Identificar-se-ão os cidadãos numa outra freguesia? Como se desenrolará todo esse processo? Daqui a quantos anos?

Saibamos decorar as W.C.'s Públicas.

Uma idéia para as Casas de Banho Públicas de Ferreira do Zêzere. Cliquem para ver em tamanho XL.

domingo, 13 de novembro de 2005

Estatística

Acredita que Ferreira do Zêzere se vai desenvolver mais nos próximos 4 anos do que nos anteriores?
Sim - 52% - 59 votos
Não - 6% - 7 votos
Talvez - 3% - 3 votos
Prefiro acreditar no Pai Natal - 39% - 45 votos
Foram estes os resultados, tiremos as conclusões neste post.

sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Monotonia, parte perto do final.

Eu que pensava que a pujança de umas eleições autárquicas conseguia transmitir um pouco de vontade, de dinâmica... Só que se fizesse isto ou aquilo, já era óptimo. Enganei-me, ou não.
Os homens continuam na mesma, parados, paradinhos, muito paradinhos, quietos, muito quietinhos. Façam algo, homens, trabalhem.
Há alturas em que tenho vontade de me rir, outras não. Mas que estes tipos são uma comédia, isso são.
Desta vez é bonito viver cá. Plantem uma árvore quando fizerem anos (eu estou quase), colham uma couve com 4 metros. Digam viva, digam aleluia, gritem até não poderem mais.
Ahhh... Vou dormir, deve ser do sono, pois.

quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Tempo, o quanto urges.

Quero tempo, preciso de tempo, dêem-me tempo! Pois é, o tempo é curto, saibamos aproveitá-lo.
"O ócio torna lentas as horas e velozes os anos. A actividade torna rápida as horas e lentos os anos. A infância é a actividade máxima, porque ocupada em descobrir o mundo na sua diversidade. Os anos tornam-se longos na recordação se, ao repensá-los, encontramos numerosos factos a desenvolver pela fantasia. Por isso, a infância parece longuíssima. Provavelmente, cada época da vida é multiplicada pelas sucessivas reflexões das que se lhe seguem: a mais curta é a velhice, porque nunca será repensada. Cada coisa que nos aconteceu é uma riqueza inesgotável: todo o regresso a ela a aumenta e acresce, dota de relações e aprofunda. A infãncia não é apenas a infância vivida, mas a ideia que fazemos dela na juventude, na maturidade, etc. Por isso, parece a época mais importante, visto ser a mais enriquecida por considerações sucessivas. Os anos são uma unidade da recordação; as horas e os dias, uma unidade da experiência."
Cesare Pavese, in 'O Ofício de Viver'

terça-feira, 8 de novembro de 2005

Algures Ousando Reflectir.

"Apresento-me neste espaço como alguém que quer partilhar com os leitores algumas reflexões, que tal como vós, vou tendo. Espero conseguir fazê-lo com a mesma periodicidade deste Jornal.
Escrevo num dia em que os Magistrados do Ministério Público estão de greve. Eles que fazem parte do problema e da solução da Justiça Portuguesa. E isso vai ter repercussões, principalmente de cariz económico.
Antes mesmo de estarem de greve, já a Justiça era, e vai continuar a ser, um entrave ao crescimento económico.
O sistema judicial é deveras moroso e ineficiente. Basta verificar-mos alguns dados da Justiça.
Portugal gasta 46,98 € por hab. nos orçamentos dos tribunais, o dobro do verificado em Espanha.
Por cada milhão de habitantes, Portugal possui 34 tribunais de primeira instância. A Holanda tem apenas um, a Suécia 12 e a Alemanha 13.
O número de Juízes e funcionários judiciais por cada 20 mil habitantes é de 3 em Portugal. Em Espanha, é de apenas 2.
Portugal regista 6500 processos em Tribunal por cada 100 mil habitantes, na maioria dos parceiros comunitários há menos casos.

Depressa se conclui que o grande problema da Justiça é de Gestão. Falta organização e esforço concertado no combate à morosidade e complexidade da Justiça.
Ficava deveras satisfeito se houvesse alguém, algures, capaz de meter ordem de forma séria nesta casa. Casa esta que é fechada e de arquitectura algo tradicional e elitista.
Um bem-haja e até à próxima."
Publicado no DZ desta quinzena.
Não me é possível estar tão atento ao "Algures por Ferreira", mas assim que tiver mais disponibilidade comentarei e responderei às várias questões e comentários.

domingo, 6 de novembro de 2005

Por Torres Vedras.




Utilizando a rede sem fios que este pavilhão também disponibiliza, coloca aqui algumas fotos do trabalho que o "Atelier do Acordeon" está a desempenhar.

sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Torres Vedras em Festa.

Deixo aqui dois atalhos para que possam dar uma olhadela pelas Festas da Cidade de Torres Vedras. Algo que era relativamente fácil fazer em Ferreira do Zêzere. Cada vez mais concluo que Ferreira só perde por ter o executivo que tem.
O "Atelier do Acordeon" estará desde hoje a expor e a trabalhar directamente no local!
Caso passem por lá, digam qualquer coisa.

quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Ser poeta.

A pedido de um visitante, de nome Nuno Ramalho, grande amigo e camarada, coloco aqui este post para que possamos falar sobre poetas, sobre poesia. Vou-vos ser sincero, tenho saudades do Trovador e do seu comparsa. Se andarem algures por aí, escrevam umas coisas, peço-vos. Ferreira e os seus têm tantos assuntos para nos debruçar-mos.