sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Ano Novo, Vida Nova.

Caros visitantes e amigos, o "Algures por Ferreira", o Zézinho e o seu postador, Bruno Gomes, desejam-lhe um Óptimo e Feliz Ano Novo.

Frase.

"Não se pode defender o que não se ama, e não se pode amar o que não se conhece."
Autor desconhecido.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

Definição de Corrupção.

Diz o antrópólogo Brasileiro Roberto da Matta que "a corrupção nunca é um ato individual. Ela sempre envolve grupos de pessoas atadas por uma regra fundamental de associação: a troca de favores. Esta corrupção colectiva é fundada na moralidade tradicional, nas amizades bem estabelecidas e na oportunidade disponível, permite que crimes sejam praticados com impunidade e é caracterizada por uma arrogância intolerável."

quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Olhar o Ano Novo como uma criança.

Por vezes era bom voltarmos a ser crianças, a pensar como elas, a agir como elas, sem maldade, sem sermos influenciados pelo mundo cheio de sentimentos contraditórios, sem responsabilidades. Quem me dera. Como não posso, vou sê-lo nesta minha reflexão, que me desculpem.
“Já passou mais um Natal, confesso que ando eufórico com tantas prendas que recebi.
O Natal é sempre um momento de faz-de-conta (os meus colegas mais velhos é que dizem, mas eu acredito que o Pai Natal existe, já o vi), de fantasia, do sonho e do desejo, das doações e dos presentes.
Está quase a chegar o Ano Novo, o dia em que saltamos a fogueira, em que pegamos nos tachos lá de casa e fazemos barulho para espantar os males do ano que passou, isto disse-me o meu avô.
Juntamo-nos para passar o “réveillon”, nome esquisito não é?! Significa “despertar do dia” em Francês, fui ver ao dicionário.
A minha mãe disse-me que em Nova Iorque, a celebração mais famosa de Ano Novo é a do Times Square, onde uma bola gigante começa a descer às 23:59 até atingir o prédio onde está instalada, marcando exactamente 00:00:00.
No Rio de Janeiro é o fogo de artifício em Copacabana.
Na Escócia, há vários costumes. A tradição de se ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como “first-footing” (primeira pisada) e até mesmo presentes simbólicos são dados para desejar boa sorte, como biscoitos.
Em países de língua inglesa, cantar e tocar a música “Auld Lang Syne” é muito popular logo após a meia-noite.
O que a minha mãe sabe…?!
Não me posso esquecer de comer 12 passas, uma por cada mês do novo ano. Já sei os desejos que vou pedir e tudo. Ah, também tenho que vestir uma peça de roupa interior de cor azul, dizem que dá sorte.
Agora, não contem a ninguém, dizem que pôr uma moeda na mão à meia-noite dá dinheiro. Será verdade?!
E outra coisa, sabem que subir a uma cadeira dá poder e altura, imaginem se alguém fica a saber desta tradição!? Uff… Queira Deus que não.

Tenho que vos dizer, esqueci-me de oferecer uma prenda a uma pessoa. Antes tarde que nunca, já dizia o meu avô.
Deixem-me cá pensar…, já sei, vou-lhe comprar uma máquina de calcular igual à que recebi neste Natal, científica, para ver se não se engana a contar os leitores (oops, faltou o “e” no início da palavra) de Ferreira do Zêzere.
Parece o Joãozinho da escola primária, anda sempre a fazer queixinhas e com quezílias, arre.
Espero bem que não saiba que ofereci a prenda que me deu a um grande amigo dele. Não fazia sentido dar-me a mim uma pista de carros. Ele sabe perfeitamente que os meus carros não dão naquelas pistas, são pequenos. Como não sou invejoso, dei-a a outra pessoa, se ele não gostar da prenda pode ser que a troque por um parque infantil. Sempre pode brincar mais.”

Caros leitores, desejo-vos um Óptimo e Feliz Ano Novo, com muito amor. Um forte abraço.
Reflexão publicada no DZ desta Quinzena.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

Câmara Municipal acaba com Comércio Tradicional.

É o que dizem os proprietários do centro de Ferreira do Zêzere. Descontentes com o facto de a Câmara Municipal ir fechar a rua dos táxis e envolventes, afirmam que assim vão acabar com o comércio tradicional. Argumentam que os clientes, não tendo comodismo, não podendo deixar os seus carros junto às lojas, irão mudar-se para outras superfícies. Apresentam exemplos, como os comerciantes da Corredoura em Tomar, que pagavam para que a rua reabrisse ao trânsito.

sábado, 24 de dezembro de 2005

Desejar.

Caros Visitantes, o "Algures por Ferreira" deseja-lhes um Feliz Natal e Óptimo Ano Novo.
Bruno Gomes

Estatística.

Cá estão os resultados, os nossos visitantes decidiram dar ao executivo da Câmara Municipal neste Natal o seguinte:
Um novo trabalho/emprego: 4% (2 votos).
Um novo automóvel: 8% (4 votos).
Uns óculos: 9% (5 votos).
Uma demissão: 79% dos visitantes (42 votos).

sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

Fiquei sem carro, by Zézinho.

Corri as lojas todas da zona centro e de bicicleta, tudo porque queria um carro de marca Volvo, mas de brincar. Gostava de ter um igual ao Presidente. Parece que a população afluiu toda às lojas e eu fiquei sem carro para mim. Acho que vão todos dar o carro em miniatura ao Presidente da Câmara. Hih, pá, vai receber tantos volvos pequeninos, pode ser que me dê um depois.
Já agora, não percam a próxima reflexão do Bruno no Despertar do Zêzere. Estou chateado com ele, é que ele não me deu a pista de carros que o Sr. José Manuel Duarte lhe deu, o malandro.
Zézinho, by ApF

segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

Relato de um dia.

Mais um dia, mais umas quantas notícias. Soube que vamos ficar com o mesmo Provedor na Santa Casa de Misericórdia de Ferreira do Zêzere, cargo que assim me faz lembrar os Regedores de antigamente, que tanto ouvia o meu avô falar.
Tenho que fazer esta comparação, ando saturado de tanto acumular de cargos e presidências, tudo porque uma máquina alaranjada tudo faz para que Ferreira se mantenha debaixo de seus pés. Já faz lembrar o sistema que tanto se fala no futebol.
Lembrem-se, caros Senhores, que tudo tem um princípio e um fim, que não são ninguém no dia em que deixarem de ter poder, palavra que devem vangloriar constantemente.
Cada vez que abro o Despertar do Zêzere, deparo-me com um Senhor que, pelos vistos, tem a mania da superioridade. Que mude o nome de "Balcão Crítico" para "Balcão Superior". Não é nem mais nem menos do que eu, do que aquele ou de que o outro. Ferreira do Zêzere não tem 15000 eleitores como disse erradamente na última Assembleia e eu, caro Sr. José Manuel Duarte, sou aquele a quem me deu os parabéns no final dessa Assembleia. Sejamos coerentes, dignos e sinceros, é o que desejo. Há valores que preservo e sobre os quais fui educado. Humildade e sinceridade, são dois deles. Aguarde resposta, meu caro.

sábado, 17 de dezembro de 2005

Tenho que falar da "pedagogia" de uma viagem, pois.

Cara Raquel, no seguimento das tuas palavras e fazendo-te a vontade, relembro então algo “pedagógico” e formal da visita ao Parlamento Europeu.
Relembro também que a viagem teve a duração de 3 dias, dos quais só tivemos 1 hora de debate com o Deputado Sérgio Sousa Pinto, 30 minutos a visitar o Edifício do Parlamento e 45 minutos a almoçar no respectivo Refeitório. O resto, tal como disse, foi tempo para visitar/conhecer/olhar/sair, etc., etc.
Confesso que fiquei com uma ideia mais convicta do que é a União Europeia, dos seus resultados e objectivos passados, presentes e futuros. Fiquei ainda mais europeísta. Um “modelo de gestão” avançado e com muito mérito ao longo dos vários anos de existência.
Deixo algumas informações que me ficaram retidas:
A União Europeia consegue garantir uma paz duradoura deste 1945, portanto há 60 anos que não temos guerras.
Temos um mercado continental de 450 milhões de consumidores.
Somos a maior potência comercial do mundo, e esse facto é determinante nas negociações que se fazem a nível internacional.
Conseguimos manter um ambiente de paz, de harmonia e de equilíbrio.
A União Europeia tem uma visão da humanidade e um modelo de sociedade que merece a adesão e respeito da grande maioria dos seus cidadãos.
Do ponto de vista económico, para assegurarmos crescimento e para que possamos concorrer a nível mundial, temos que trabalhar em conjunto, de outra forma e isoladamente será impossível o conseguirmos. Tem que ser desenvolvido um grande esforço por parte de todos os cidadãos.
À que promover a economia digital, o espírito empresarial e a inovação. Aspectos importantíssimos.
Falou-se sobre a Constituição da UE, proposta que pretende simplificar os tratados e tornar mais transparente o processo decisório comunitário. Porque nós precisamos de saber quem faz o quê e porquê, só assim poderemos aderir à ideia de integração europeia. Esta proposta vem clarificar as competências e responsabilidades da União, dos Estados Membros e das regiões.
Por fim conversou-se sobre a proposta de Orçamento para 2007-2013, pois na altura, a primeira proposta Britânica já era bastante contestada.
Aqui fica um resumo, já extenso, do que foi apresentado e debatido. Cumprimentos.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

Imagens que tocam, imagens que ficam.

Terça-feira, 29 de Novembro de 05, ainda não saiu a última edição do DZ com a minha reflexão, mas, por manifesto desejo, já estou a escrever uma outra.
Os jornais escrevem hoje que “O padre Luís António e dezenas de paroquianos de Ranhados, concelho de Mêda (Guarda), estão desde a tarde de domingo fechados na igreja, porque recusam que o pároco seja substituído por outro. O padre também pede ao bispo de Lamego que o deixe ali permanecer.”
Tal não é a minha estupefacção quando, ao ver o telejornal, me deparo com uma imensidão de gente a chorar compulsivamente, a abraçar o referido padre, a dizer que o queriam e que inclusivamente não deixariam que um outro qualquer lhes celebrasse as missas. Não sei se o caro leitor se está a recordar, eu fiquei com as imagens retidas até hoje, e sei que por mais palavras que escreva, não as vou conseguir expressar.
Há já algum tempo que não via tanto sentimento envolto em torno de um só homem, homem esse que desempenha um papel, desculpem se estou a errar, difícil.
Comove-me haver alguém ainda, que consiga pôr uma paróquia a agir desta feição. É de louvar, é sinal que o padre Luís é um grande homem, um grande “profissional”. De outra forma nunca conseguiria criar uma tão grande empatia em torno de todos. Convenço-me que este senhor desempenhava um grande papel em torno das pessoas, ajudando-as, dando-lhes o ombro, ouvindo-as, partilhando dos seus problemas.
Sou crente em Deus, embora não seja praticante de nenhuma religião, às vezes até sou crítico em relação a ela, mas revejo-me nestas imagens. Isto sim, é o papel que um padre deve ter na sociedade. Sociedade esta, que está depressiva, que precisa de apoio, que precisa de fé, de algo que lhe dê esperança.
Peço que me elucidem e me digam quais são as verdadeiras razões de mudar um padre como este para uma outra paróquia. Por mais que pense nelas, não encontra uma suficientemente forte para contrariar este povo.
Imagens como esta ficam para a História, pelo menos para a minha.
Caro pároco Luís António, não o conheço, e muito provavelmente o senhor não irá ter conhecimento deste simplório texto, mas aqui fica a minha vénia. O povo precisa de si, o povo precisa de pessoas como você. Parabéns, continue.
Reflexão publicada no DZ desta Quinzena

quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Notícia Escaldante.

Queda dos Paços do Concelho origina abertura de inquérito

O Algures por Ferreira acaba de ser informado que o Ministério Público decidiu dar provimento à queixa apresentada pelo ex-Deputado Social Democrata Sr. João da Costa relativamente à queda do antigo edifício dos Paços do Concelho. Na sequência deste processo será aberto um inquérito que em nosso entender deverá investigar se este lamentável desastre foi intencional ou não.
Esta decisão da Justiça Portuguesa pode ter várias consequências legais que podem passar pelo simples arquivamento ou uma perca de mandato entre outras. O Algures por Ferreira consciente que este assunto tão grave e merecedor da nossa atenção poderá não ter nos orgãos de comunicação social o devido destaque, promete dar conta do desenrolar de mais esta situação vergonhosa em que a nossa Câmara se vê envolvida.

domingo, 11 de dezembro de 2005

Última hora.

Ah, pois é! Já nós vínhamos a dizer que a rotunda estava construída/projectada de forma errada, e então não é que já a estão a deitar abaixo!? Parece que um camião já tratou de demonstrar isso, embatendo contra a rotunda e danificando-a. Se até nós vimos isso antecipadamente, porque razão a Câmara Municipal e o autor do projecto/empresa não o viram!? Dá que pensar...

Mais uma razão para termos o carro sempre limpo.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2005

Cultura, olhemos em redor.

"Meus senhores, olhemos em redor do Concelho, todos os nossos vizinhos têm Feiras-Festa, Tomar, Vila de Rei, Alvaiázere ou Figueiró dos Vinhos.
O Município de Figueiró (que pega com a freguesia do Bêco) promove as Festas do Concelho em Junho e a Mostra das Amêndoas em Abril; Alvaiázere promove a Fafipa e desenvolve o Festival do Chícaro; Tomar tem a Feira de Santa Iria e o Congresso da Sopa; e por fim Vila de Rei cumula as duas iniciativas numa só: A Feira dos Enchidos, Queijos e Mel.
E Ferreira, pergunto eu?"
(Relembrando uma intervenção minha na Assembleia Municipal, peço que me respondam).

quinta-feira, 8 de dezembro de 2005

Estatística.

Ao fim de 101 votos, chegou-se a este resultado.

A Área Cultural da Câmara Municipal é:

Uma aberração 4%
Um autêntico desastre 6%
Não existe Cultura na C.M. 47%
Boa 44%

101 votos no total.

Noite de Glória.

Dá gosto, depois de um dia que fica para a história do Benfica e do futebol português, ler os jornais, ver os telejornais, os comentários, etc, etc. Tal como os jogadores se transcenderam ontem, hoje foi a vez dos jornalistas e comentadores também fazerem o mesmo. Tanta emoção, tanta acreditação, tantas palavras bonitas. Parabéns ao meu Benfica, decerto nunca me esquecerei deste dia, 7 de Dezembro de 2005.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

Comunicação Social.

"A oposição votou contra e centrou as críticas ao documento (orçamento e plano de actividades) no que toca ao turismo e ao ambiente, o que levou mesmo o deputado socialista, Bruno Gomes, a dizer que se trata de um política 'vaga, que não promove o concelho, e que teria vergonha de mostrar este Plano a quem quer que fosse fora do concelho'."
"De salientar ainda uma proposta que mereceu voto unânime e aclamação. O deputado socialista Bruno Gomes apresentou uma proposta de louvor à atleta internacional Dina Malheiro e ao treinador Luís Graça, do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, pelos seus desempenhos."
Excertos retirados do Despertar do Zêzere desta Quinzena.

Comovido, by Zézinho.

Confesso que neste momento sou um Zézinho muito pequenino, tal não é a emoção com que estou, depois de ter lido a mensagem de Natal e Ano Novo, que está no site da Câmara Municipal. Chorei ao lê-la, tal não foi a sinceridade e bondade com que ela foi escrita. Tanto amor e carinho.
Passei na Agenda Cultural e vi, ou não, uma enormidade de actividades nesta época natalícia. Ena pá, tantas!!
Zézinho, in ApF

terça-feira, 6 de dezembro de 2005

Circuitos de Manutenção ao Ar Livre.

Os circuitos de manutenção são locais destinados à prática de desporto informal ao ar livre. Segundo li, são normalmente constituídos por 14 “estações”. Em cada uma delas existe uma placa e respectivo equipamento, que indica e exemplifica o tipo de exercícios a executar.
Existem mais de duas dezenas de circuitos de manutenção no Distrito de Santarém.
Estando nós, constantemente, e ainda bem, a levar com campanhas apelativas a um tipo de vida mais saudável, no combate à obesidade e à prevenção de doenças cardiovasculares, estes circuitos na minha óptica e para Ferreira do Zêzere, teriam um papel muito importante. Destaco algumas vantagens:
Uma delas o baixo custo e facilidade de realização, podendo estes circuitos serem feitos na totalidade das Freguesias com alguma rapidez e simplicidade. As despesas de manutenção são nulas ou quase nulas.
A informalidade. Muitas das pessoas, sentem-se incomodadas a frequentar um ginásio ou uma piscina, por esta ou aquela razão. Estes circuitos, sendo preparados de forma conveniente e por técnicos especializados, ultrapassariam isso.
Flexibilidade. Sem horários, abertos à comunidade, estes circuitos de manutenção, seriam direccionados para a população pós-jovens, numa faixa etária dos 30 aos 60 anos. Faixa essa, (não é a minha, mas também me incluo neste factor) que globalmente não tem tempo para a prática de desporto e consequentes deslocações.
Gratuitos, informais, simples e perto das nossas casas, estes circuitos trazer-nos-iam uma maior abertura e facilidade na prática de desporto, desporto esse que seria feito de maneira correcta.
Deixo aqui este recado, para que possamos no futuro, ter um concelho ainda mais desportista e etariamente mais abrangente.
in DZ

segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

O grande momento.

E pronto, lá vamos nós para o Parlamento, o momento alto desta viagem. Estamos preparados para dar o máximo de nós!
De seguida, voamos para Portugal! Até já!

domingo, 4 de dezembro de 2005

Simplesmente bestial.

São 19h58m em Bruxelas, pela primeira vez temos realmente tempo para dar um salto à Internet. Entradas para as discos não se pagam, a noite não quer acabar, as belgas parecem "bolachas belgas". Uma viagem enriquecedora, sem sombra de dúvidas.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2005

Prémio Arquitectura FZZ 2005, by Zézinho.

Estando o ano de 2005 a terminar, eu, de nome Zézinho, venho atribuir o Prémio Arquitectura FZZ 2005 à obra acima fotografada. Uma capela sita em Pias, onde se destacam os seus melhoramentos. De realçar que esta obra tem uma média de visitantes a rondar 1 pessoa por semana. Conclui-se portanto que é um investimento altamente prioritário e bastante compensador para o futuro deste Concelho. Destaco os muros, a fonte, as escadas e/ou fachadas. Arte contemporânea, penso eu de que... Amplamente bonito e de bom gosto. Sim, porque é "chique viver em Ferreira".
Zézinho, in ApF.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

"Algures por Ferreira" com novo postador.

Apresento-lhe o Zézinho. O Zézinho veste-se de verde mas não é do Sporting. É um gaiato que tem esperança no mundo que o rodeia, por isso gostar de se vestir dessa cor.
-Zézinho, que vais colocar no "Algures por Ferreira"?
-Eu vou postar algumas cenas que vou vendo, grandes obras, grandes prémios, coisas chiques, etc.
-Zézinho, não digas "cenas", está bem!?
-Está bem, eu não digo.
-Espero que consigas fazer um grande trabalho, Zézinho. Esforça-te.
-Farei por isso, esperançado que os visitantes me compreendam. O que eu gosto é de Ferreira, o resto é "com os privados".
-Ai, Zézinho, Zézinho...