quinta-feira, 29 de junho de 2006

Quando a água corre para o nosso moinho.

Tal como tinha referido na última edição deste Jornal, e tal como tinha prometido na penúltima Assembleia Municipal, apresentei o Conselho Municipal de Juventude nesta última (a sua institucionalização terá o objectivo prioritário de potenciar e incentivar a participação plena e efectiva dos jovens munícipes na vida política e social do concelho). E referi que o estava a apresentar enquanto representante da Juventude Socialista.
Qual não é o meu espanto quando, momentos depois, é apresentada pela bancada do PSD uma proposta com a mesma denominação daquela que apresentei. Tratei de perguntar quem a tinha apresentado, disseram-me somente que tinha sido pela bancada do PSD. Tiveram alguma astúcia (eles sabem quem são), mas revelou-se despropositada, perceberão isso depois.
Por um lado pequei por ter mencionado antes do tempo a proposta que iria apresentar, mas por outro só tenho razões para me congratular. Ora vejamos:
O objectivo de colocar jovens e menos jovens a pensar sobre os problemas da juventude no nosso Concelho está resolvido.
Foram apresentadas duas propostas idênticas, concerteza trabalhadas pelas Juventudes Partidárias dos respectivos partidos. E aqui há algo que não faz sentido.
Se a proposta do PSD, como me foi dito, foi trabalhada pela JSD, porque razão não foi mencionado o seu nome e a sua importância neste processo!? Será que os menos jovens (leia-se PSD) querem protagonismo!? Ou não querem que os jovens ou algum jovem o tenha?! Porque razão o meu amigo Nuno Benedito, pessoa muito capaz, de bom senso, líder da JSD não é Deputado Municipal?! É preferível ter na Assembleia Municipal uma outra pessoa que nem sequer diz um pio durante as reuniões?! Nesta altura teríamos um papel preponderante na defesa dos interesses dos jovens.
E mais, estas propostas fizeram com que uma outra proposta, denominada “Ferreira é Futuro” tivesse que ser retirada por alguns deputados da bancada do PSD, concerteza apercebidos que não tinha nexo nem sentido, sendo mesmo criticada por estar mal formalizada.
Conclusão: Estou a conseguir levar a água ao meu moinho. Objectivo cumprido, sigamos para o próximo.

PS: Agradeço o apoio e a força que tenho recebido dos Emigrantes dos EUA. Cá estarei para defender os interesses de Ferreira e dos Jovens.
Desejo-vos os maiores sucessos e alegrias. O meu muito obrigado.
Publicado na última edição do DZ.

terça-feira, 27 de junho de 2006

Sócrates e Mário Lindo apresentam hoje serviço ViaCTT.

Os CTT lançam hoje o novo serviço ViaCTT, que permite que todos os cidadãos e empresas tenham uma caixa de correio electrónica, numa cerimónia com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro das Obras Públicas.
O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações afirma, em comunicado, que estarão criadas a partir de hoje «10 milhões de caixas postais electrónicas pessoais, uma para cada cidadão, empresa e instituição».
A adesão ao serviço, que estará disponível no portal
www.viactt.pt ou através do número 808202029 [custo chamada local], é gratuita [quem paga são as empresas/instituições que enviam correspondência] e permite a qualquer cidadão ou empresa personalizar o tipo de correspondência pretendida e efectuar pagamentos.
Uma das vantagens do ViaCTT é a capacidade de agrupar várias facturas electrónicas, extractos bancários e outros documentos num único sítio.
O lançamento da caixa postal electrónica, que decorre às 12:00 na Gare do Oriente, em Lisboa, conta com a presença do primeiro- ministro, do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e do presidente do conselho de administração dos CTT, Luís Nazaré.
A caixa postal electrónica faz parte do programa para simplificação e combate à burocracia na administração pública (Simplex), e está incluído no Plano Tecnológico, que foi lançado em Novembro pelo Governo.
Em Abril, o Governo aprovou em conselho de ministros uma resolução e um decreto-lei para a criação da caixa postal electrónica nominal.
Numa primeira fase, o serviço ViaCTT estará disponível no portal, mas será alargado a qualquer uma das 1.000 estações de correio do país.
Entre as entidades que aderiram ao ViaCTT estão a EDP - Energias de Portugal, Portugal Telecom (PT), Vodafone, Epal, Unicre, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e os bancos Barclays, Privado Português e Santander Totta, cujos representantes estarão presentes no lançamento.
O serviço, que foi desenvolvido internamente pelo grupo CTT no ano passado, é complementar à rede de distribuição do correio físico.
Diário Digital / Lusa

segunda-feira, 26 de junho de 2006

Recebido por mail.

Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere dá 10 bolsas de estudo a alunos do ensino superior para o ano lectivo de 2005/2006, bolsas que têm como finalidade ajudar financeiramente os alunos, com rendimentos baixos e boas notas, mensalmente. No entanto, o resultado da atribuição de bolsas só chegou no final do mês de Maio (a menos de um mês de acabar as aulas), e o pagamento das mesma foi apenas na passada semana... Afinal para que servem as bolsas de estudo!? para ajudar mensalmente os alunos? Ou para os alunos irem de férias!??
E o que se consta é que, por exemplo, alunos com rendimento anual de 28000 têm bolsa e alunos com rendimento anual de 8000 não têm!! É assim no nosso Portugal!!!

sexta-feira, 23 de junho de 2006

Ver o Mundial grátis.

Pois é ...afinal há uma maneira... com o TVUplayer. Não vou estar com muitas explicações, para isso consultem o site.
No lado esquerdo do programa, acham uma lista com canais. Seleccionem o ESpn2 (canal de desporto Norte Americano).
Mais fácil, rápido e grátis não há...A qualidade é bastante aceitável para um streaming da net, e dá para ver Fullscreen.
Download directo: aqui

quinta-feira, 22 de junho de 2006

Divulgação.

A ARTE-FACTOS, atelier, sala de exposições e bar, em Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere, promove durante os meses de Verão, várias exposições de pintura, escultura, fotografia e outras, de vários artistas plásticos nacionais e estrangeiros.
A segunda exposição terá início a 8 de Julho pelas 16 horas, estarão em exposição obras de Cavalheiro Cardoso, pintor e de Silvia Mathys, pintora.
A exposição estará aberta ao público de 4a a 6a-feira, entre as 10.30 e as 18.00 e Sábado e Domingo entre as 10.30 as 20.00 horas durante o mês de Julho.

domingo, 18 de junho de 2006

Assembleia Municipal em Chãos.

SESSÃO PÚBLICA NO DIA 24/06/2006 em CHÃOS.
Período de antes da ordem do dia:
1.- Período de tempo reservado à intervenção do público, nos termos do n.º 6 do art.º 84 da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
2.- Análise e discussão de assuntos gerais de interesse para a Autarquia, nos termos do art.º 86 da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de
Janeiro.Período da ordem do dia:
1.- Análise, discussão e votação da 1.ª Revisão Orçamental, no valor de 693.129,19 € (seiscentos e noventa e três mil cento e vinte e nove euros e dezanove centimos) e 1.ª Revisão ao PPI ao
abrigo da alínea b) do n.º 2 do art.º 53.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e
republicada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
2.- Apreciação e votação da proposta “Ferreira é Futuro” apresentada pela bancada do PSD;
3.- Apreciação da informação escrita apresentada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, nos termos da alínea e) do n.º 1 do art.º 53º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
Ferreira do Zêzere, 16 de Junho de 2006.

sexta-feira, 16 de junho de 2006

Ferreira vai ficar sem cinema.

Segundo o Despertar do Zêzere, o Cine Teatro vai deixar de transmitir as habituais sessões de cinema ao fim de semana, já a partir de Julho.
Não existindo suficientes espectadores para ser rentável, a empresa Milenium S.A, tomou a decisão de deixar de exibir as películas.
É pena que assim seja. Vou deixar de poder levar o saco cama ou passar um frio de arrasar no Cine Teatro. Será que foi para isto que nunca se colocou ar condicionado?!
O público já era pouco, então quando nem condições existiam para se estar mínimamente confortável, é de esperar este tipo de decisões.

Valores.

Podia estar aqui a falar da proposta que vou apresentar na próxima Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere, o Conselho Municipal da Juventude, órgão que tem como principais objectivos fomentar o diálogo e intercâmbio de experiências e opiniões entre as Organizações Juvenis do Concelho, estreitar a relação entre o Movimento Associativo Juvenil Concelhio, a População Jovem e a Autarquia ou promover a reflexão por parte de todos os parceiros, quanto aos problemas, aspirações e necessidades sentidas pela população juvenil do Concelho.
Podia até comparar as festas/actividades do Concelho com as de Alvaiázere, por exemplo, e mostrar a enorme discrepância entre uma e outra.
Lamentar-me de termos autarcas que não apostam em cheio no Turismo, na chamada de pessoas nesta altura do ano, dando-lhes um Programa de Actividades e Festas digno de um Concelho como Ferreira do Zêzere.
Não temos Tony´s, The Gift´s como o concelho do lado, Festivais Internacionais de Folclore, Exposições, Marchas de todas as Freguesias, etc., etc.
Mas não, prefiro não falar.
Antes quero falar na Verdade, no Bom Senso, no Equilíbrio, na Justiça, no Bem e na prática de todos estes valores.
Pratiquemo-los, é o que peço.
O mundo estaria muito melhor se as pessoas se guiassem por eles, evitariam muitos males.
O Mundo, a Vida, tem que ser Justa, Equilibrada, Confiante, sob pena de não se alcançar a Bonança.
Até à próxima edição, caros leitores.
Reflexão publicada no DZ desta Quinzena.

quarta-feira, 14 de junho de 2006

Obrigado.



Há alturas em que olhamos para o céu e gritamos "Obrigado". "Obrigado" por termos tido a sensatez de esperarmos respostas, de tomarmos decisões acertadas. O Mundo, a Natureza tem que ter Equilíbrio, Justiça, senão não faria sentido existirem. Quando assim é, perde-se a angústia, o receio, a tristeza, e volta o encanto, o belo, o optimismo, a vontade.

"Obrigado" pela força, pelo sexto sentido, pela confiança nos valores, nos sentimentos, nos ideais sublimes e superiores.

terça-feira, 13 de junho de 2006

Estamos a ficar na traseira dos concelhos vizinhos.

Há quem pense que é mentira, mas é um facto, estamos a ficar para trás em relação aos concelhos vizinhos. E não me venham com argumentos, porque acredito que não serão convincentes para me fazerem mudar de idéias.
Ontem, estive no Estádio de Alvaiázere a ver o Tony Carreira, músico que nunca tinha visto ao vivo e para o qual me convidaram.
Mostrei-me descontente, pois Alvaiázere, um concelho bem pior do que o nosso, com menos habitantes, com menos centralidade em relação a vias de comunicação, tem mais e melhores condições.
Um Estádio novo, de boa construção, óptimo para realizar qualquer tipo de espectáculo. Ontem viu-se que sim. Tiveram a "inteligência" de chamar gente a Alvaiázere, oferecendo-lhe óptimas condições, um óptimo programa de festas e actividades. Têm um parque multi-usos bem pensado e francamente bem aproveitado.
Ouviu-se um discurso do Presidente da Câmara, que por acaso também é laranja, francamente bom, acolhedor e não carrancudo, onde disse que Alvaiázere sabia receber e onde agradeceu a presença dos milhares de pessoas.
Bateu-nos a milhas de distância, este concelho.
E eu pergunto?! Porque não somos iguais ou melhores?
Há uma resposta inequívoca. O nosso executivo é parco de idéias, não sabe ou não quer fazer e assim vamos ficando para trás, ano após ano.
É por isso que luto, é por isso que me "revolto".

segunda-feira, 12 de junho de 2006

Porque será!?

Porque será que Alvaiázere, com 15 % de cobertura de saneamento básico, com uma queda populacional de nos últimos 30 anos de 10% por década, com 8.300 pessoas, consegue realizar a Fafipa, evento com presença de grandes nomes da música nacional, como o Tony Carreira, os The Gift, Folclore Internacional, Exposições, Marchas de todas as Freguesias, etc, etc, e Ferreira do Zêzere não!?
Lamento-me de termos autarcas que não apostam em cheio no Turismo, na chamada de pessoas nesta altura do ano, dando-lhes um Programa de Actividades e Festas digno de um Concelho como Ferreira do Zêzere.

sábado, 10 de junho de 2006

Quando o impossível acontece.


Quando o impossível acontece, tomam-se decisões que julgavamos impossíveis, recebem-se decisões que julgavamos impossíveis e recebemos o destino que julgavamos impossível.

Factos ou não factos, verdades ou não verdades, sentir ou não sentir, lutar ou não lutar.

Os sentimentos não se medem, medem-se as acções que os tentam provar.

Perde-se muito, guardam-se recordações únicas, próprias.

Porquê a nós, é a pergunta que toda a gente faz!?

sexta-feira, 9 de junho de 2006

Divulgação.

Aproveito para divulgar duas páginas e um blogue.
Apoiante pessoal do candidato à JS Nacional Pedro Nuno Santos, deixo aqui a sua página oficial de candidatura. http://www.pedronunosantos.org e o seu blogue, de nome "Uma Jota Socialista", do qual também sou colaborador. http://umajotasocialista.blogspot.com
Por fim a Juventude Socialista já tem uma nova página, veja em www.juventudesocialista.org

quinta-feira, 8 de junho de 2006

Finalmente, descentralização das Assembleias Municipais.

Finalmente existe uma descentralização das Assembleias Municipais. Já não era sem tempo, depois de tantas propostas nesse sentido.
A próxima será no edifício sede da Junta de Freguesia de Chãos, pelas 15h30 do dia 24 de Junho.
Lá estarei, espero eu.

sábado, 3 de junho de 2006

Mail Recebido.

Segundo informação recebida via email, o Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere ausentou-se do espectáculo de teatro no edifío dos Bombeiros sem ele ter terminado, o que segundo as pessoas, causou algum mal estar, demonstrando indelicadeza e falta de respeito para com os actores.
Dizem inclusivamente que tal, provavelmente, se deveria ao facto de, posteriormente, fazerem referência aos cravos do 25 de Abril.
O "Algures por Ferreira" vende-a como comprou, até porque ainda não teve oportunidade de assistir ao espectáculo.

quinta-feira, 1 de junho de 2006

Turmas "especiais".

No DN de hoje lia-se TURMAS ESPECIAIS NAS ESCOLAS, como se os alunos de funcionários/professores/etc, etc, fossem escolhidos para integrarem as melhores turmas e turnos.
Coincidência ou não, no meu 5º ano também haiva uma turma do género. Filhos de funcionários da escola, da Câmara, de Presidentes, etc, etc.
Eram os melhores, os mais certinhos, um exemplo para os outros, dizia-se. A minha turma era da "malta" das Pias, Areias e Bêco. Os coitadinhos, os pacatos, os maus da fita.
Não quero acreditar que também tenha havido escolha, mas é de estranhar.
Confesso que era um grupo de bons alunos e só tinham vantagens, pois havia uma grande competição.
Neste Concelho, a malha ou o famoso polvo é tão grande que se desconfia de tudo.
Temos uma grande família, gestora dos estabelecimentos, que vão passando de geração em geração.
Quando o pai foi encarregado de obras, o filho também o é nesta altura(!). Funciona assim.