sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Barómetro: PS ganharia eleições com 46% dos votos.

"Barómetro: PS ganharia eleições com 46% dos votos

Caso as legislativas se realizassem hoje o PS venceria com 46% dos votos, um ponto percentual acima do seu resultados nas eleições em Fevereiro de 2005 e 16 pontos acima do PSD, indica hoje o Barómetro Marktest.

O barómetro de Setembro da Marktest para o Diário de Notícias e TSF indica que a vantagem do partido que forma Governo, o PS, para o PSD voltou a aumentar, já que em Julho era de 11 pontos percentuais.

O PS reúne em Setembro 46% das intenções de voto (em Julho obteve 43%) enquanto o PSD desceu agora para os 30%, face aos 32% do mês de Julho.

De acordo com o barómetro, o PCP mantém-se nos 10%, o Bloco de Esquerda reúne em Setembro 8%(em Julho obteve 9%) e o CDS/PP regista a pior votação desde há mais de um ano: 2% (face aos 3% em Julho).

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, José Sócrates, acompanhou o seu partido na subida de popularidade, obtendo este mês 18 pontos positivos (saldo entre as respostas negativas e positivas), contra os 14 pontos obtidos em Julho. É o líder partidário mais popular.
Nos restantes líderes partidários, o presidente do PSD, Luís Marques Mendes, subiu oito pontos mas mantém-se no patamar da imagem negativa como líder (tem um saldo negativo de quatro pontos).

Também o líder do CDS/PP, Ribeiro e Castro, tem este mês um saldo negativo de 28 pontos.
Nos restantes líderes partidários, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa tem um saldo positivo de 11 pontos e o bloquista Francisco Louçã tem 12 pontos.

O barómetro da Marktest para o DN e rádio TSF revela também que o Presidente da República, Cavaco Silva, é o político mais popular em Portugal, com um saldo positivo de 54 pontos, uma descida em relação à sondagem de Julho, quando obteve 56 pontos.

De acordo com o barómetro, o ministro da Defesa, Luís Amado, é a figura mais popular do Governo, com um saldo de 21 pontos entre as respostas positivas e negativas, sendo seguido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Severiano Teixeira.

Quanto à ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues - que em Julho foi considerada como a menos popular - subiu em Setembro 14 pontos, apesar da polémica com o início do ano lectivo, com o encerramento das escolas, queixas dos pais e reclamações dos professores.
Maria de Lurdes Rodrigues mantém no entanto um saldo negativo de nove pontos.

O ministro da Saúde, António Correia de Campos, é o ministro menos popular, com um saldo negativo de 21 pontos.

A sondagem realizada pela Marktest para o DN e a rádio TSF foi feita entre os dias 19 e 22 de Setembro através de 805 entrevistas telefónicas.

O erro de amostragem da sondagem é de mais ou menos 3,45% para um intervalo de confiança de 95%.

Diário Digital / Lusa

29-09-2006 10:06:24"

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Contratação de Pessoal por parte da Câmara Municipal.

Está aberto concurso para contratação de pessoal a Termo Resolutivo Certo (Professores) para "Implementação do Programa de Generalização do Ensino do Inglês e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico no Concelho de Ferreira do Zêzere", para o ano lectivo 2006/2007.
INGLÊS - 6 Lugares
MÚSICA - 4 Lugares

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Estalagem dos Vales em destaque na Imprensa.


O Correio da Manhã e o Jornal de Notícias deste domingo destacaram a situação em que se encontra a antiga Estalagem dos Vales em Ferreira do Zêzere.
Foi nesta unidade hoteleira que Alfredo Keil compôs o hino nacional e que o rei D. Carlos pernoitou.
Há poucos meses o edifício foi demolido restando apenas as paredes mestras. Agora a ideia é criar ali um museu e o seu proprietário está disposto a vender o imóvel.
Os artigos podem ser lidos aqui:
Texto e fotografia do Jornal "O Templário".

Ordem de trabalhos da próxima Assembleia Municipal.

(SESSÃO PÚBLICA NO DIA 30/09/2006)
Período de antes da ordem do dia:
1.- Período de tempo reservado à intervenção do público, nos termos do n.º 6 do art.º 84 da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
2.- Análise e discussão de assuntos gerais de interesse para a Autarquia, nos termos do art.º 86 da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro.
Período da ordem do dia:
1.- Análise, discussão e votação da alteração ao Regulamento de cedência de lotes de terreno para implantação de instalações industriais, comerciais e/ou de serviços na Zona Industrial de Lameiras, nos termos da alínea a) do n.º 2 do artigo 53.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
2.- Análise, discussão e votação do pedido de autorização para contracção de empréstimo no valor de178.887,00 € (cento e setenta e oito mil oitocentos e oitenta e sete euros) nos termos da alínea d) do n.º 2 do artigo 53.º da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
3.- Análise, discussão e votação da alteração do Quadro de Pessoal ao abrigo da alínea o), do n.º 2 do artigo 53.º da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
4.- Análise, discussão e votação da fixação das Taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis para o ano 2007, ao abrigo da alínea f) do n.º 2 do artigo 53.º da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
5.- Análise, discussão e votação do pedido de Isenção do I.M.T. requerido pela empresa “Serralharia Carrilense, Lda” de acordo com o n.º 3 do artigo 11.º da Lei n.º 171/99, de 18 de Setembro, ao abrigo da alínea g), do n.º 2 do artigo 53.º da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
6.- Análise, discussão e votação do pedido de Isenção do I.M.T. requerido pelo restaurante “A Grelha do Zêzere, Lda” de acordo com o n.º 3 do artigo 11.º da Lei n.º 171/99, de 18 de Setembro, ao abrigo da alínea g), do n.º 2 do artigo 53.º da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro
7.- Análise, discussão e votação das propostas para criação do Conselho Municipal da Juventude;
8.- Análise, discussão e tomada de posição acerca dos seguintes assuntos relevantes para o concelho:a) Saúde;b) Segurança;c) Justiça;d) Educação.
9.- Apreciação da informação escrita apresentada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, nos termos da alínea e), do n.º 1 do art.º 53º, da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

XV Congresso do PS realiza-se em Santarém.

A Comissão Organizadora do Congresso (COC) escolheu, no dia 20 de Setembro, o Centro Nacional de Exposições de Santarém (CNEMA) para a realização da próxima reunião magna do partido, a decorrer nos dias 10, 11 e 12 de Novembro.

Atelier do Acordeon e Leonel Rocha são destacados no "Templário".


Leonel Rocha e o Atelier do Acordeon são destacados na primeira página do jornal "O Templário".
Mais uma boa iniciativa deste Jornal e mais um motivo de alegria e prestígio para esta casa.

domingo, 17 de setembro de 2006

Assembleia Municipal.

No edifício da Biblioteca Municipal, 4a sessão ordinária da Assembleia Municipal, a realizar pelas 15h30 do dia 30 de Setembro de 2006.

Ser-se crítico.

Tenho vindo, com pouco ou muita regularidade, com boa ou má intenção, de forma pessoal ou não, auscultando que sou crítico em relação a um conjunto de factores políticos, de uma só cor, de um só sistema.

Falava há poucos dias com uma Vereadora do PSD (que me dou bastante bem), de uma Câmara Municipal próxima de Ferreira do Zêzere, dizendo-lhe que costumava tomar posturas bastante críticas, duras e incómodas. Ela disse-me que era sempre bom existir quem criticasse, pois isso fazia com que o executivo andasse na linha, fosse mais exigente consigo próprio e não cometesse tantos erros. Quem me dera que assim fosse neste Concelho.

Chamem-me quase tudo o que quiserem, mas já dizia Abraham Lincoln, antigo Presidente dos Estados Unidos, “Só tem direito de criticar aquele que pretende ajudar”. E eu pretendo ajudar.
Ser crítico em Ferreira do Zêzere é receber chamadas em anonimato a dizer para escrevermos algo de jeito no jornal, é sermos chamados a testemunhar só porque alguém algures por aí (também no anonimato, mas desta vez com IP) escreveu sobre outro alguém no blogue “Algures por Ferreira”.
Mas isso sim é cobardia. Cobardia é falar no anonimato, é não ter a coragem de dizer as coisas publicamente, de olhar as pessoas na cara, de tocar com o dedo na ferida.
Sinto na pele que pago um preço demasiado alto por dizer as coisas que muita gente não quer que se digam. Acredito até que sou demasiado duro. Mas só assim existe feedback. E ter feedback nestas situações é ter consciência que o objectivo primordial está alcançado. E esse objectivo trará resultados.
“Em democracia, ter opinião é mais uma obrigação do que um direito. Não ter medo de dizer alguns disparates não representa um acto de coragem. O que não ajuda o país são os silêncios da conveniência”, já dizia António Almeida no Diário Económico de alguns anos atrás.
E assim será a minha conduta, ciente que existem regras, leis e limites nas tomadas de opinião num Estado de Direito.
Publicado no DZ desta Quizena.

terça-feira, 12 de setembro de 2006

Simulador Poupança GPL.

Clique aqui e veja o quanto pode poupar. Eu já sou adepto e vou poupar muito.
Já agora, passem por esta demonstração de um carro potente modificado para gpl.

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Reentré Política.

Começa este mês a vida política activa da maior parte das estruturas partidárias. Foram-se as férias, começa o trabalho, estudam-se dossiérs, planeia-se o trabalho.
Confesso que, por vezes, chego a casa saturado e dou comigo a pensar no quanto difícil é lutar por uma causa.
Perde-se muito em dizer aquilo que a maior parte das pessoas não dizem. Porque não têm frontalidade, porque não se querem chatear ou porque têm receio.
Disso não me podem acusar. Se tiver que tocar na ferida, toco. Não estaria bem comigo mesmo se isso não acontecesse.
Veremos até onde tudo isto me leva, veremos quais serão os resultados. O trabalho dá-nos sorte e apresenta resultados.

sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Desabafo.

Há dias que matutamos e nada temos para escrever, expressar ou divulgar. Olhem, deixai-me dizer aquilo que tenho cá dentro. Deixai-me desabafar.
Saturo-me por ver inábeis à frente da minha freguesia. Bando que nada faz e que só quer arrecadar o “belo” ao fim do mês.
Como fico encalacrado e transtornado com isso. Dá-me pena, dá-me pena que estes fulanos (não têm outro nome), consigam forjar gente suficiente para saírem vencedores de uma batalha nada limpa.
Cá vagueiam há quase 3 décadas, magicando como sendo os donos disto tudo, como se semideuses se tratassem. Heróis da incompetência e burricada, é o que é.
Guerra difícil, mas com um desfecho certo. O pouso está-se a acabar…
Detesto injustiças e esta é colossal. Que tenham a decência de dar o dinheiro aos pobres, visto nada fazerem. Que tenham desonra do que nada fazem.
Triste bando este, triste sina tem esta gente. Que dure pouco…
Que me desculpem, que me perdoem todo este desabafo, mas tudo isto me “masca”, tudo isto me dói.
no DZ desta Quinzena.