quinta-feira, 14 de junho de 2007

Ferreira do Zêzere perde Museu de Alfredo Keil.


Há uns dias atrás, numa reunião da Distrital, tomei conhecimento de que o espólio de Alfredo Keil (que a Câmara Municipal presidida pelo Sr. Luís Ribeiro Pereira rejeitou) irá para Torres Novas, cidade que acolheu com o maior entusiasmo a criação de um espaço evocativo deste grande músico e pintor que foi simultaneamente o autor do nosso Hino Nacional.

Vi a alegria estampada no rosto do meu camarada António Rodrigues pela enorme alavanca que a criação deste museu irá ter no desenvolvimento do turismo do seu Concelho e soube mais tarde que a aceitação deste espólio tinha sido aprovada na Câmara Municipal de Torres Novas por UNANIMIDADE!

Senti-me orgulhoso pelos Torrejanos, senti-me feliz por saber a Sul do meu Concelho existe um Município presidido por alguém com espírito de iniciativa e uma oposição responsável que em momentos chave está do lado do Concelho porém, nessa noite voltei para casa triste, muito triste.

Triste por saber que este espólio foi oferecido a Ferreira do Zêzere e que a Câmara não o aceitou. Triste por saber que no Distrito de Santarém nenhum outro Concelho inspirou tanto Alfredo Keil como o de Ferreira do Zêzere, triste por ver que, por aqui, os edifícios históricos ligados a Alfredo Keil estão votados ao abandono e à ruína.

O Museu vai para Torres Novas, a Casa do Adro continua de portas fechadas e o nosso futuro continua adiado e cada vez mais comprometido por actos como este. Como Ferreirense resta-me a esperança de que no futuro Museu o Concelho de Ferreira do Zêzere mereça o destaque que Keil lhe soube dar e o carinho que lhe dedicou de forma a que todos os Ferreirenses se possam orgulhar do seu passado, mesmo que para isso se tenham de deslocar a Torres Novas!

Profissionalizar os Bombeiros?



Em várias conversas que tive com colegas meus, bombeiros, falou-se na possibilidade de profissionalizar os Bombeiros. Confesso que talvez fosse melhor, traziria uma maior estabilidade financeira, melhorando também a capacidade operacional do mesmo.
Fica aqui o post, para que possamos discutir os prós e contras.

Piscina/Praia Fluvial está uma vergonha.

Pois é, em plena época balnear, a praia fluvial/piscina está em condições miseráveis. A piscina nem sequer está limpa, cheia de ramos e lixo.
A própria estrada até lá está cheia de ramos a cair para o meio da mesma.
Mais um ex-líbris de Ferreira do Zêzere, que não é bem tratado atempadamente.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Agências de Desenvolvimento.

Sempre que possível vou dando conta de algumas ideias que gostava de ver implementadas em Ferreira do Zêzere. Uma delas é a chamada “Agência de Desenvolvimento”.

As agências de desenvolvimento assumem-se como organismos direccionados para a promoção e desenvolvimento e têm algumas funções específicas.
® animação económica;
® apoio técnico e económico na óptica do investimento;
® gestão integrada de recursos, investimentos e promoção;
® concertação estratégica entre entidades públicas e privadas com intervenção na Região.

A existência de uma agência de desenvolvimento no concelho acentuaria o apoio prestado à modernização da base económica, social e cultural de Ferreira do Zêzere; a elaboração de estudos e projectos, o desenvolvimento de acções destinadas a contribuir para a introdução de factores de correcção no tecido social e económico da região, traduzir-se-ia em dinamização e incentivo permanentes. Esta agência deveria ter como pilares o poder local e central e organismos empresariais.

Entendo que só com um organismo direccionado especificamente para a promoção e desenvolvimento deste Concelho, e com pessoas especializadas, conseguimos realmente obter resultados positivos, animadores e precisos urgentemente, sob pena de ficarmos ainda mais na cauda dos concelhos vizinhos.
Crónica publicada na edição da última quinzena do DZ