terça-feira, 10 de julho de 2007

Discurso de Encerramento da XIII Convenção da JS Santarém.


Camaradas e amigos,
O cargo para o qual fui eleito comporta uma responsabilidade acrescida, da minha parte e de todos nós. Ser Presidente da JS de Santarém só foi possível por uma vontade partilhada em cada um de vós. Este não é o meu projecto. Este é o nosso projecto!
Como Presidente da JS Ribatejo, desejo que este mandato se paute por criar, inovar, inventar, trabalhar, insistir, esforçar e construir. Só o conseguiremos unidos em torno dos objectivos que partilhamos.
Não esqueço os camaradas e amigos que desde a primeira hora acreditaram, que comigo a trabalhar, conseguiremos dar um novo rumo à nossa estrutura.
A verticalidade, a honestidade e a força das ideias e dos ideais será a tónica das nossas acções.
Não serão fáceis os próximos tempos. Proponho-me a um árduo trabalho que tem como principal meta a solidificação e o crescimento da nossa estrutura. Este só se alcançará apostando nos militantes, ouvindo-os.
A equipa que constituiremos será composta por pessoas empenhadas e dinâmicas, com os valores da esquerda democrática ao leme das nossas acções e políticas.
Conto com todos para fazer renascer a esperança da política jovem, das bandeiras dos valores e dos sonhos políticos que procuraremos tornar reais.
O sucesso da JS Ribatejo e da nossa Federação depende única e exclusivamente de nós próprios. Da nossa disponibilidade, da nossa capacidade de trabalho, do nosso empenho e sacrifício.
As palavras que conheço do dicionário da vida política passam por: causas, trabalho, sinceridade, moral, ética e amizade. Nelas me revejo e encontro neste grupo que apresentou este projecto, para um trabalho global.
Há quem fale em divisões dentro da nossa estrutura. Não as conheço. Sei que o nosso adversário está lá fora e têm outros ideais que não o Socialismo. Talvez possa sempre existir alguém que queira dividir para reinar. Porém, esses, da minha parte encontrarão a força que nos é comum, e que se chama Juventude Socialista.
Iremos marcar a agenda política com a credibilidade das nossas gentes.
Faremos a diferença, tornando os Dias Diferentes, com o PS Distrital e com o Departamento Federativo das Mulheres Socialistas
Renasceremos com a aposta no crescimento da nossa estrutura. Conquistaremos novos militantes.
Vamos fazer voltar a acreditar os jovens que a política é uma responsabilidade de todos e que todos temos uma função, uma identidade, uma convicção, uma postura de vida que nos leva a superiores e ousados caminhos.
Temos de honrar a memória daqueles que nos permitiram viver hoje a liberdade, a solidariedade, a fraternidade. Para isso há que saber participar e construir um lugar-comum. Esse lugar-comum é a JS. Esse lugar-comum é hoje. Esse lugar-comum somos todos nós!
Que a força das ideias e das convicções seja o sal e a pimenta, que o nosso projecto possa desenvolver para todos os jovens.
“Não há força que dome a força da nossa razão”.
Viva a JS!

Bruno Gomes

Sem comentários: