sexta-feira, 1 de junho de 2007

Agências de Desenvolvimento.

Sempre que possível vou dando conta de algumas ideias que gostava de ver implementadas em Ferreira do Zêzere. Uma delas é a chamada “Agência de Desenvolvimento”.

As agências de desenvolvimento assumem-se como organismos direccionados para a promoção e desenvolvimento e têm algumas funções específicas.
® animação económica;
® apoio técnico e económico na óptica do investimento;
® gestão integrada de recursos, investimentos e promoção;
® concertação estratégica entre entidades públicas e privadas com intervenção na Região.

A existência de uma agência de desenvolvimento no concelho acentuaria o apoio prestado à modernização da base económica, social e cultural de Ferreira do Zêzere; a elaboração de estudos e projectos, o desenvolvimento de acções destinadas a contribuir para a introdução de factores de correcção no tecido social e económico da região, traduzir-se-ia em dinamização e incentivo permanentes. Esta agência deveria ter como pilares o poder local e central e organismos empresariais.

Entendo que só com um organismo direccionado especificamente para a promoção e desenvolvimento deste Concelho, e com pessoas especializadas, conseguimos realmente obter resultados positivos, animadores e precisos urgentemente, sob pena de ficarmos ainda mais na cauda dos concelhos vizinhos.
Crónica publicada na edição da última quinzena do DZ

Sem comentários: