sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Artigo de opinião acerca dos Bombeiros de Ferreira do Zêzere.

Escrevo este artigo de opinião, por me sentir na obrigação, enquanto ferreirense, munícipe deste Concelho e sócio desta Associação.
Associação transversal a toda a população, associação que tem um papel importantíssimo no socorro à população, associação que pode e deve ser o rosto do voluntariado, da ajuda e da cooperação em Ferreira do Zêzere.
Certamente, muitos me hão-de acusar de nunca ter ido a uma Assembleia Geral, mas também é certo que entendo que o problema que vou relatar tem que ser conhecido de forma mais abrangente. Acho que tenho o dever de alertar. E alerto como um cidadão comum que tem preocupação com a segurança e socorro dos Ferreirenses.
A Associação de Bombeiros Humanitários é sempre uma casa difícil de gerir, envolve muitas pessoas, diversos cargos de direcção, de comando, voluntários e profissionais. Todas as pessoas daquela casa já deram, dão, e continuarão a dar muito de si em prol de ajudar. Eu estarei sempre agradecido, pois sempre fui bem acolhido, bem assistido.
Parece-me a mim que o Voluntariado é a variante mais importante desta Associação, pois sem eles os Bombeiros fecham. São eles que asseguram o socorro, das 21h às 7h em dias úteis e a totalidade dos dias não úteis. Ora isto dá cerca de 60% do tempo.
São eles que lá estão sem qualquer remuneração, arriscando as suas vidas para nos prestar socorro. Então parece-me lógico que algumas decisões deverão passar pelos mesmos.
E falo da escolha do próximo Comandante daquele Quartel. Sim, o homem que comanda a equipa, o corpo de bombeiros. Aquele que tem a missão de comandar, de gerir um grupo de homens, de coordenar, de amenizar problemas, de unir, de salvaguardar, de levar uma missão a bom porto.
Bem sei que a direcção é que tem o poder estatutário de escolher o Comandante do Corpo de Bombeiros. Ora, quem deveria ter essa responsabilidade era o Corpo de Bombeiros, pois serão eles os comandados por tal pessoa.
Parece-me que esta Associação, em termos operacionais poderá cair no fundo, caso não ouçam o seu corpo de bombeiros. E isto é demasiado grave para ser verdade. A Direcção é quem manda, mas neste caso deverá haver prudência. As consequências poderão ser desastrosas.
Acredito que dentro desta Associação tenhamos pessoas com capacidades de desempenhar tal função.
Fico a aguardar que seja eu o equivocado, mas tudo indica que não. Esta associação não vive sem os voluntários e eles só lá estão se quem mandar seja benfeitor com eles. Se não forem bem comandados, bem valorizados, se não forem ouvidos, então não há vontade de pertencer a esta associação.
Conclusão, acho errado que se tome uma decisão tão importante como esta, sem ouvir o Corpo de Bombeiros.
Tenho esperança que este corpo de bombeiros seja respeitado, a começar pelo seu próprio órgão directivo.

Bruno Gomes
Sócio nº 3323

Artigo publicado no Jornal "O Templário"

5 comentários:

Anónimo disse...

é uma opinião, se calhar um tanto ou quanto contrária à que tomou em 2006... qual delas prefere?
http://alguresporferreira.blogspot.com/2006/02/direco-dos-bombeiros-age-de-forma.html

Bruno Gomes disse...

Caro Anónimo, até agradeço ter colocado aqui esse atalho e o facto de ter tomado essa posição há 5 anos atrás!
Primeiro que tudo, quero lamentar o facto de o ter dito anonimamente, o que revela algum medo de dar a cara. Um homem sem convicções não é homem, acredite.
Mas que fique claro que sei quem procurou esse post. Também sei que tal texto já foi fotocopiado! E fico satisfeito por tal, pois o meu objectivo é que as coisas sejam comentadas, discutidas.
Se bem me conhece (embora não fale comigo, bem sei), eu nunca disse o dito por não dito. São situações distintas, momentos distintos. Não tem nexo sequer estar a comparar.
Na altura o que se queria era despachar o comandante, desta vez é colocar outro comandante! Não há comparação a fazer, até porque não coloquei em causa o trabalho do actual nem coloquei em causa a dignidade, a capacidade de trabalho do próximo.
Certamente já leu bem o texto, ele foi escrito com cuidado, portanto não queiram arranjar fait-divers onde não existem.
Melhores cumprimentos,

Bruno Gomes

Anónimo disse...

Mas afinal qual é a sua opinião?
Qual o post que deveremos considerar?
Na verdade são momentos diferentes, mas a lei que rege estas regras penso ser a mesma e não ter sofrido alterações.
Pela informações recolhidas sei que é da responsabilidade da Direcção a escolha do novo Comandante. Se assim for, qual o problema??? Vê algum? ou teriam de fazer uma consulta publica.
Não entendo porque está a por em causa uma decisão da Direcção plena de poderes para o assunto em causa.
Quanto ao anonimato (embora não fosse eu a escrever o 1º post), eu sou outro anónimo igual áquele que lhe dá as informações para fazer estas notícias. Será que essa pessoa não sabe escrever??, mas pelo menos vê bem porque viu as fotocópias que tiraram.
Gosto do seu interesse por aquela Associação, escreve, escreve, mas não faz nada, nem por aquela nem por nenhuma. Resume-se apenas a ser a "voz do dono".
Como diz e no fundo é verdade, é bom que as coisas sejam discutidas e comentadas, mas com justiça e construtivas.
2º Anónimo

Bruno Gomes disse...

Já lhe disse para não criar fait-divers! São coisas distintas, momentos distintos, situações distintas, pessoas distintas!
Estamos a falar deste caso, que é singular e nada tem a haver com o outro.
Eu bem sei que a responsabilidade é da direcção, mas se leu bem o texto, certamente perceberá que o corpo de bombeiros deveria ser ouvido. Será ele a ser comandado pela próxima pessoa. É claro, isso.
Não preciso de informações de nenhum anónimo. Como sabe, falo com muitas pessoas, desde pessoas da direcção, ao corpo de bombeiros, a dirigentes distritais, etc, etc. Tenho opiniões claras acerca das pessoas.
Quanto às fotocópias, elas foram dadas a alguém para que me as dessem a mim. Epá, e eu gostei disso. Já não é a primeira vez.
Quanto a não fazer nada pelas Associações, está um pouco equivocado. Se se informar, talvez saiba mais alguma coisa. No dia em que você der tanto por Ferreira do Zêzere como eu já dei, podemos falar. Mas de frente, sem medo de dar a cara. Ser a favor do poder é tão fácil, caro Anónimo. Aqui e em todo o lado.
Já agora, diga-me onde é que o meu artigo de opinião não é justo e construtivo? Mostrei a minha opinião, não feri susceptibilidades a ninguém, espero até estar enganado. Sou sócio, com quotas pagas, é normal interessar-me por uma associação da qual faço parte. E faço parte de muitas mais neste Concelho.

Antonio Nunes disse...

Sem sombra de duvida que todas as Associações são dignas do nosso louvor pelo trabalho desempenhado por milhares de voluntários por todo o nosso querido País , pelas de bombeiros devemos de ter ainda um carinho e atenção especial uma vez que são eles que estão sempre na linha da frente na defesa de pessoas e bens e infelizmente raramente são reconhecidos pelo seu trabalho nem pela população em geral e muito menos pelos que nos (des)governam.

Quando falamos de Associações de Bombeiros devemos ter sempre o cuidado de distinguir claramente a Associação e os Orgãos eleitos que a compõem e o Corpo de Bombeiros.

Tive a honra de fazer parte de ambos , do Corpo e da Direção da Associação , aos quais dei 13 anos de serviço voluntário.

Tenho que concordar com o post do Bruno ,infelizmente tem razão nas suas palavras , as Associações tendem a fechar-se sobre si proprias e a de Bombeiros de Ferreira não é excepção , as decisões são tomadas ,é certo dentro da legalidade , mas são tomadas como se de um dono de uma empresa se tratasse e denota-se uma falta de transparencia conveniente ou não.

Seria de bom tom abrir mais a Associação aos socios , criar atividades onde Associação ,sócios e Corpo de Bombeiros podessem interagir .

Infelizmente vejo esta Associação cada vez mais como que uma instituição militar onde só falta ter a porta de armas.