quinta-feira, 4 de maio de 2006

Esclarecimento do Paulo Alcobia Neves

Recebi do Paulo Alcobia Neves um email que passo a transcrever.

Caro Bruno,
Caros Participantes deste Blog,

Há cerca de aproximadamente quatro anos, um grupo de pessoas que incluia o Sr. Arquitecto Keil do Amaral, detentor (conjuntamente com sua mãe) do espólio de Alfredo Keil, o Professor Doutor Luís Mota Figueira, director do Departamento de Gestão Turística e Cultural do Instituto Politécnico de Tomar e Director do Museu de Riachos e o subscritor deste esclarecimento enquanto representante da Culturzêzere e dinamizador da iniciativa foram recebidos pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere a quem apresentaram uma proposta no sentido de se instalar na Casa do Adro um Museu dedicado á vida e obra de Alfredo Keil.

Esta proposta foi aparentemente acolhida com interesse e acarinhada pelo Sr. Presidente Luís Pereira. A família cederia, na forma de depósito e por um período de 25 anos, este espólio ao Município, a Câmara disponibilizaria o edifício da Casa do Adro e algum espaço envolvente e atribuiria um subsídio mensal para a manutenção do Museu e, por fim, a Culturzêzere e o Departamento de Gestão Turística e Cultural assegurariam e dinamizariam a gestão do espaço e do Museu.

Na altura a ideia foi acarinhada pelo Sr. Presidente contudo, pouco tempo depois, chegou ao nosso conhecimento, através de pessoas amigas, que surgira um outro projecto para a Casa do Adro, mais vocacionado para a criação, naquele espaço, de um Museu Rural com ateliers de artes e ofício tradicionais. A existência desse projecto foi-nos posteriormente confirmada pela publicação do projecto num Forum da JSD de Ferreira do Zêzere, pela sua divulgação no programa eleitoral do PSD nas últimas autárquicas e, verbalmente, por algumas pessoas com responsabilidades políticas no Concelho.

Lamento obviamente o facto de Ferreira do Zêzere não aproveitar a oportunidade de ter um Museu dedicado a Keil e em simultâneo ao Hino Nacional. Fico triste ao pensar nas centenas de excursões, nomeadamente de estudantes, que iriam acorrer a um espaço destes e o impacto que isso poderia ter no comércio local e na promoção e divulgação de Ferreira do Zêzere. Contudo não posso ir contra a vontade de pessoas que foram legitimamente mandatadas pelo povo para dirigir o nosso Concelho. O espaço é camarário e por isso compete á Câmara, estejamos de acordo ou não, decidir o que quer fazer do mesmo.

Espero, enquanto Ferreirense, que a Casa do Adro possa vir a ser aproveitada como espaço cultural, pelo respeito que o imóvel nos merece, para o bem da nossa comunidade e para o progresso da nossa Economia.

Como sempre estarei disponível para ajudar e colaborar no que for necessário como sempre o fiz, desinteressadamente, independentemente das ideologias, independentemente das siglas que elegeram as pessoas, sempre com o sentido de cidadania que, há muito, rege a minha forma de tentar contribuir para um Concelho melhor.

Agradeço Bruno a tua preocupação e a dedicação que tens posto no desempenho dos teus cargos políticos, apesar de nem sempre concordar com as tuas tomadas de posição, ou do teu Partido e espero com este esclarecimento contribuir para um debate que me parece oportuno e muito interessante.

Despeço-me com amizade,

Paulo Alcobia Neves

Sem comentários: