terça-feira, 16 de maio de 2006

Filme de Dornes em destaque no DN de ontem.


Filmado na aldeia de Dornes, escolhida entre mais de 200 aldeias, "Dot Com" teve direito a página e meia no Diário de Notícias. Escrito na forma de "coitadinhos", Dornes e as Aldeias próximas, fruto da sua interioridade, são encaradas como um Mundo à parte, rural, antigo. Pode ser, eu acho que não é.
Dornes tem condições para ser um grande ex-líbris deste concelho, mas mais uma vez não está aproveitado. Não há promoção, divulgação.
Destaco algumas frases:
"Na pequena e isolada aldeia do concelho de Ferreira do Zêzere"
"todos os seus 27 habitantes são figurantes"
"A generosidade e eficiência da população de Dornes (...) é evidente. Além disso há uma camaradagem entre eles que nunca julguei que fosse possível"
"A aldeia é maravilhosa"
"Visitamos mais de 200 aldeias(...). Muitas lindíssimas, mas nenhuma como esta"
"Cravaram-me para dançar com a patroa"
"Dornes é um paraíso" "Mas é preciso defendê-lo".
"O seu património precisa de ser recuperado, a média de idades da população é superior a 55 anos".
Cá está algo que nos deveríamos debruçar. Dornes deveria olhar para o seu património arquitectónico e preservá-lo. Não existe nenhum regulamento que "obrigue" os proprietários a manter isto ou aquilo, correndo-se o risco de daqui a alguns anos irmos a Dornes e vermos uma casa com janelas e portas de madeira, por exemplo, e ao lado estar uma com portas e janelas de última geração de alumínio.
Penso que é urgente olharmos para a freguesia de Dornes, tentando manter o que ela tem de bom, preservá-la e promovê-la correctamente.
Cá estarei para dar o meu pequeno contributo, talvez até na Assembleia Municipal.

Sem comentários: