domingo, 2 de abril de 2006

Ser Jovem Socialista - Parabéns João Heitor.

Estive este Sábado (25 de Março) no Jantar de Despedida da Juventude Socialista de um grande amigo, João Heitor. Chegou aos 30 anos, o que estatutariamente, é o limite de idade para a “saída” da JS.
Comovi-me. Comovi-me porque apresentaram todo o percurso da vida dele, desde miúdo, nas actividades da JS, nas associações de estudantes, na sua concelhia, nas lutas, nas campanhas, nos lugares que tão bem desempenhou. O João é daquelas pessoas que estão sempre prontas para ajudarem, que têm sempre força, coragem e determinação, que acreditam sempre que podem vencer.
O João é e será uma referência como amigo, como camarada.
Passei algumas peripécias com ele, algumas histórias que tanta gente contou. Lutei ao lado dele porque acreditava. Fui muitas vezes “à pendura” em alta velocidade, gritámos muitas vezes JS, ouvi muitas vezes os seus conselhos, levantei muitas bandeiras com ele.
Ao fim ao cabo, estava ali uma grande família, uma família de socialistas a prestar homenagem a um amigo, a um familiar. Alguém que desempenhou quase todos os lugares que a JS tem por mérito, por valor, por capacidade. Alguém que sempre esteve pronto para trabalhar. Alguém que deu muito de si, da sua vida, por uma causa.
A Juventude Socialista, acima de uma organização político-partidário, é realmente uma família. Uma família com ideais, com convicções; mas com sentimentos e laços de afectividade.
Temos as nossas irreverências, fruto da nossa idade, da nossa espontaneidade, da nossa garra, mas ganhamos experiência, ganhamos calo.
Estar na política não é necessariamente estar num mundo louco de jogos de bastidores, de busca de poder. Existem, é certo, mas existem porque se quer.
Estar na política é lutar por ideais, por posições, por opiniões. É ter uma família que está unida, que é solidária e fraterna. No Sábado percebi-o de forma categórica. O quanto emocionante é homenagear um socialista de pé, com as lágrimas nos olhos.
A JS é uma “escola” que forma políticos, mas antes disso forma seres humanos, forma amigos, companheiros, camaradas. Gente que tem batalhas atrás de batalhas, gente que se preocupa com os seus amigos, que abdica de outras coisas por uma causa. Gente que se encontra aqui e ali, mesmo estando deste ou daquele lado. Gente que tem orgulho em ser socialista, em ser da Juventude Socialista.
Podemos mudar muita coisa, podemos dizer que contribuímos para uma melhor democracia, podemos dizer que somos socialistas.
Seguem-se novas vidas, fruto do andar do tempo, mas ficam sempre amizades, lembranças, e é isso que conta, que tem valor, que vale a pena.
São momentos como estes que mostram o que a vida tem de bom, o que fica, o que vai.
A Política tem destas coisas, a Política faz destas coisas. Faz homens e mulheres. Faz com que sejam lembrados, admirados e reconhecidos.
Parabéns João Heitor!
Publicado na edição do DZ desta Quinzena.

Sem comentários: